Os Ministérios Públicos Federal e Estadual (MP) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS) aprovaram a contratação da empresa Walm Engenharia e Tecnologia Ambiental Ltda. para a realização de auditoria referente aos Estudos Ambientais, em Barcarena (PA). Esta auditoria independente corresponde ao item 2.1.1.BDEF do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo MP, SEMAS, Governo do Estado e as empresas Hydro e Alunorte.
A auditoria vai ser responsável por fazer uma investigação ambiental visando esclarecer aspectos relacionados ao evento de 2018. A execução desta auditoria será realizada conforme termo de referência aprovado pelas partes signatárias. O contrato foi firmado e a empresa auditora está se mobilizando para início dos trabalhos. A empresa auditora tem 12 meses para conduzir os estudos e apresentar os resultados, que serão publicados.
A empresa Walm Engenharia e Tecnologia Ambiental Ltda. é uma empresa brasileira de prestação de serviços e projetos nos segmentos pertinentes a Engenharia Ambiental e de Saneamento Básico, Engenharia Geotécnica e de Recursos Hídricos. Com sede em São Paulo, atua desde 1992, sendo é reconhecida no mercado pela elaboração de estudos e projetos ambientais, geotécnicos e de recursos hídricos, auxiliando o desenvolvimento de projetos relevantes sob a perspectiva da sustentabilidade.
Todas as atividades de auditoria foram cuidadosamente estruturadas de forma colaborativa, envolvendo SEMAS e Ministérios Públicos. Ao iniciar o processo de auditoria do Estudo Ambiental da Alunorte, a empresa segue no cumprimento de mais um compromisso do TAC.
Sobre o TAC
O Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado para aprofundar o entendimento a respeito das principais questões e dúvidas da sociedade local com relação às fortes chuvas ocorridas em fevereiro de 2018, no município de Barcarena (PA), bem como para realizar auditorias nas operações da Alunorte. Ao assinar o TAC em setembro daquele mesmo ano, a Hydro e a Alunorte mantêm postura cooperativa, zelando pela qualidade socioambiental na região, incluindo a execução de ações avaliativas, estudos e melhorias no processo operacional da refinaria, entre outras medidas.