A Alunorte inicia em 1º de agosto a segunda fase de entrega dos cartões-alimentação na bacia do rio Murucupi, em Barcarena (PA). Os documentos serão entregues até o dia 20 de agosto, de porta em porta, nos endereços previamente repassados pelos beneficiários.
Nesta fase, 11.151 unidades familiares receberão o cartão-alimentação, com crédito depositado em cinco parcelas, iniciando ainda no mês de agosto. O número de beneficiários foi definido após reunião realizada entre Ministério Público e representantes da Hydro e da Alunorte, no dia 12 de julho.
O benefício social temporário do cartão-alimentação está previsto no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre Hydro, Alunorte, Governo do Pará e os Ministérios Público Estadual (MPPA) e Público Federal (MPF), no ano passado. A entrega em cada unidade familiar será realizada pela empresa Temple, que trabalhou no mesmo processo durante a primeira fase, quando 4.710 unidades familiares receberam os cartões após comprovarem residir em comunidades da bacia do rio Murucupi, em fevereiro de 2018.
No último dia 22 de julho, a Alunorte promoveu um Diálogo Social com representantes de comunidades da bacia do rio Murucupi para orientá-los sobre o processo de entrega dos cartões. Durante o encontro, também foi informado o telefone para esclarecimento de dúvidas sobre essa operação. Será o Canal Direto, da Hydro, por meio do número 0800 721 07 94. O serviço funciona 24 horas, todos os dias.
No encontro, a equipe de Responsabilidade Social da Hydro explicou que serão feitas até duas tentativas de entrega. O cartão poderá ser recebido pelo responsável da unidade familiar ou por um parente (pai, mãe, filho, esposa ou esposo), que seja maior de idade, apresente um documento original do titular do cartão e comprove o parentesco por meio de uma documentação.
O Diálogo Social reafirma o compromisso da Alunorte de se reunir com a comunidade sempre que houver novos apontamentos relativos ao processo do TAC, oferecendo não só a oportunidade de informar sobre a parte operacional da entrega dos cartões, mas também de ouvir os representantes das comunidades, acolhendo suas expectativas e sugestões de melhoria de processo.